Evite Alimentos com Glúten

Nunca se ouviu falar tanto sobre o glúten e as consequências do seu consumo ao organismo. Tanto que muitas pessoas vêm eliminando esse elemento da sua alimentar. Saiba porquê você deve evitar o glúten!

Este composto de proteínas esta sendo cada vez mais cortado da alimentação. Isso pode acontecer por causa de diversos motivos.

O principal são as reações que ele pode causar em pessoas alérgicas, mas algumas pessoas também o evitam para seguir dietas de emagrecimento.

Saiba mais sobre o glúten e o porquê você deve evitar alimentos que tenham ele na sua composição!

Por que evitar alimentos com glúten

Antes de evitar alimentos com glúten você deve saber o que ele é e o que ele pode causar no funcionamento do seu organismo.

O glúten é um tipo de composto de proteínas que pode ser encontrado em diversos alimentos como o trigo e grãos. Como o trigo é um dos principais ingredientes de grande parte dos alimentos industrializados ou não.

O glúten também está presente na composição de diversos alimentos. Os mais comuns são pães, massas, bolos, bolachas, biscoitos e cerveja.

O composto que forma o glúten contém, principalmente, as proteínas glutelina e prolamina e o amido do alimento.

A principal função do glúten é dar textura, mastigabilidade e elasticidade aos produtos feitos com os alimentos que contam com a sua presença na composição. Ele também é um grande suplemento de proteínas.

Existem dois motivos principais para evitar alimentos com glúten. Um são os problemas que este alimento pode ocasionar à saúde de algumas pessoas e o outro é o emagrecimento.

Evite alimentos com glúten por causa de problemas de saúde

Muitas pessoas não pode de forma alguma consumir produtos que possuem glúten na sua composição. Isso ocorre porque são acometidas pela doença celíaca.

Trata-se de um tipo de desordem autoimune que afeta o intestino. É doença crônica além de ser permanente.

Pacientes celíacos quando consomem produtos com glúten apresentam um processo inflamatório no intestino delgado o que leva a destruição das saliências que compõem a parede intestinal.

Estas saliências são chamadas de vilosidades intestinais, elas são responsáveis por revestir a parede interna do intestino e por absorver os nutrientes provenientes da alimentação.

Quando as vilosidades são atingidas as pessoas apresentam diversos sintomas como fraqueza, diarreia e a perda de peso e anemia ocasionada pela dificuldade na absorção dos nutrientes.

Comprar Produtos Naturais a Granel

Alimentos com glúten dificultam o emagrecimento

Ultimamente muitas pessoas com o intuito de emagrecer estão optando por cortar totalmente o glúten da alimentação.

Ou seja, a mesma dieta adotada por pacientes com doença celíaca vem sendo usada por pessoas que não apresentam nenhum tipo de desordem crônica.

Porém os especialistas não aconselham esta prática. Segundo eles, evitar alimentos com glúten não ocasiona o emagrecimento pois não há nenhum estudo que confirme isso.

Para as pessoas que possuem algum tipo de grau de intolerância a proteína a restrição de glúten diminui a sensação de inchaço abdominal. Esse fator pode ser confundido com perda de peso, porém não é.

Pessoas que não possuem problemas de saúde também tem a sensação de emagrecimento ao cortar o glúten, o que também não é real. A ausência de glúten melhora do metabolismo intestinal, devido e redução de possíveis inflamações.

Ou seja, a digestão ocorre de forma mais rápida e a pessoa diminui a possibilidade de inchaços principalmente na região do abdômen.

Outra coisa que leva as pessoas a terem a sensação de emagrecimento ao retirar o glúten da alimentação é que a maioria dos alimentos que possuem esse composto de alimentos na sua composição sãos ricos em calorias.

Então ao retirá-los da alimentação diminui-se a quantidade de calorias ingeridas o que consequentemente diminui o peso corporal das pessoas. O motivo não é a exclusão do glúten e sim a adoção de uma alimentação mais saudável.

Ou seja, evitar o glúten porque deseja emagrecer não é correto. Médicos especialistas recomendam que ele seja evitado somente por pacientes de doenças celíaca as demais pessoas não precisam retirá-lo da alimentação.

Alimentos que possuem glúten

Se você é paciente de doença celíaca e tem o porquê evitar o glúten na sua alimentação. Confira uma lista com os principais alimentos que você deve evitar consumir.

• Pães, torradas, biscoitos, bolachas, bolos, massas;
• Pizza, salgadinhos, hambúrguer, cerveja;
• Sêmola de trigo, gérmen de trigo;
• Queijos;
• Maionese, shoyo, ketchup, molho branco;
• Temperos prontos;
• Cereais, barras de cereais;
• Alguns medicamentos;
• Sopas desidratadas.

Atualmente é muito fácil encontrar alimentos específicos para pessoas que possuem doença celíaca. Inclusive algumas opções são bem saborosas o que torne a dieta mais leve e fácil de seguir.

Comprar Nozes Mariposa

Agora que você sabe porque evitar alimentos com glúten! Fique atento a sua saúde se apresentar algum desconforto ao consumir algum alimento que possua esta proteína, procure um médico imediatamente e não evite o glúten sem necessidade.

Voltar