Sementes Oleaginosas: Quais os Benefícios? | Nattural Caraibas

Sementes Oleaginosas: Quais os Benefícios?

As sementes oleaginosas são fornecedoras líderes de qualidade superior dos óleos vegetais especiais dentro de produtos naturais e orgânicos, fazendo um bem danado para nossa saúde.

Mas muita gente nem sabe ao certo o que são essas sementes oleaginosas e como conseguir aproveitar seus benefícios, que vão desde melhora na pressão arterial, diminuição de doenças cerebrais, até aumento dos níveis de HDL e emagrecimento saudável.

Mas calma, se você ficou interessado em saber mais sobre os benefícios dessas sementes, bem como quem são elas, continue lendo porque nós da Nattural Caraíbas separamos um conteúdo de qualidade para você.

Bora conferir!

O que são as Sementes Oleaginosas?

As sementes oleaginosas são uma família de frutas que incluem as castanhas, amêndoas, nozes, avelã, amendoim e outros.

Além de elas serem super baixas em calorias, elas também carregam diversos nutrientes, minerais e vitaminas essências dentro de si que trazem benefícios a saúde.

Sua principal constituição são as gorduras boas, como as monoinsaturas e as poli-insaturadas, o que representa HDL (colesterol bom) para o corpo e diminuição de LDL (colesterol ruim) no organismo.

Elas são vegetais e possuem óleos e gorduras naturais que podem ser extraídos por meio dos processos adequados, mas sua melhor forma de consumo é in natura, por meio de mix de sementes ou junto com a salada, podendo ser mais fácil para o organismo aproveitar das vantagens.

Mas não se engane, não é porque elas são ricas em nutrientes e poderosas para o corpo que podem ser comidas a rodo assim.

Muito pelo contrário, as sementes oleaginosas têm uma quantia diária bem baixa, já que a ingestão exagerada pode prejudicar a saúde.

Benefícios das Sementes Oleaginosas

As sementes oleaginosas são uma das fontes principais de Vitamina E, responsáveis por proteger a saúde do coração contra doenças diversas.

Além disso, são ricas em Vitaminas do complexo B, C e vários minerais, bem como excelente fonte de gorduras boas, que auxiliam no HDL, impedindo que o corpo desenvolva doenças cardiovasculares.

Elas atuam também como agentes na diminuição dos radicais livres, já que tem um alto potencial antioxidante.

Conheça agora os benefícios de vários tipos de sementes oleaginosas que você pode adicionar ao seu cardápio diário:

Avelã

Possui grande quantidade de fósforo, potássio, Vitaminas B1, B2, A, C e E, e magnésio. Por apresentarem essas quantidades altas, em especial de vitamina B1 e fósforo, são excelentes no combate da perda de memória.

Mesmo sendo nutritivas em gorduras boas e calorias, seus lipídios atuam diretamente na prevenção das doenças cardiovasculares, arteriosclerose, acidentes vasculares cerebrais e na diminuição do LDL.

Castanha do Pará

Conhecida também como castanha do Brasil, ela é uma das principais fontes de selênio da nossa alimentação, mineral essencial para a prevenção do câncer, aumento da imunidade e fortalecimento do organismo.

Além disso, ele tem grande poder antioxidante, o que pode trazer benefícios aos hipertensos, portadores de colesterol alto, e até mesmo na luta contra o Alzheimer.

Por ser rica em cálcio e magnésia, a combinação faz com que a saúde óssea fique em dia.

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Castanha de Caju

Essa castanha que está entre as sementes oleaginosas ricas em vitaminas do complexo B, ainda possui um aminoácido chamado de arginina, que auxilia diretamente na circulação dos vasos sanguíneos.

Ajuda ainda na formação da serotonina, famoso neurotransmissor calmante e relaxante.

Pistache

O pistache é uma potente fonte de fósforo, magnésio, cobre, selênio e vitaminas B1, B6 e A, e está diretamente envolvido na produção dos hormônios do nosso corpo, bem como na função cerebral plena.

Rico em fibras e gorduras monoinsaturadas, ele ajuda a desintoxicar, fazer o intestino funcionar melhor e ainda pode auxiliar no emagrecimento saudável.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, ácido fólico, vitamina E e arginina, aminoácido que pode atuar diretamente nos vasos sanguíneos e equilibrar a pressão arterial dentro do corpo.

Noz

Por fim, uma das sementes oleaginosas mais conhecidas por nós, a Noz é rica em lipídio e tem grande concentração de Ômega 3 e 6, o que ajuda diretamente a saúde do nosso cérebro.

Além disso, é uma fonte rica em antioxidantes polifenóis, destacando o ácido elágico, o que está diretamente ligado a redução do risco de câncer, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, hiperlipidemias e outras desordens do corpo.

Quantidade Diária

Agora que você já conhece os benefícios das sementes oleaginosas para o corpo, e sabe que esses alimentos são vantajosos para qualquer dieta, não deixe de consultar a quantidade indicada para cada uma delas diariamente.

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Uma dieta rica e saudável precisa de porções adequadas para que o corpo funcione plenamente, bem como para a saúde de todos os processos internos, por isso não abuse quando o assunto forem essas sementes.

Acesse mais conteúdos da Nattural Caraíbas e fique por dentro de tudo que você pode mudar em sua saúde, bem como sobre mais informações sobre as sementes oleaginosas.

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